A importância da Horta na Educação Infantil
1 de novembro de 2018

O contato com a natureza em uma escola infantil é fundamental para os pequenos e pensando nisso os grupos 3 e 4 desenvolveram o projeto “Horta” . Segundo estudos realizados pela Royal Horticultural Society as crianças que tem contato com na natureza possuem um desempenho acadêmico superior. Por isso a realização de um projeto horta na educação infantil é de extrema importância para o desenvolvimento e da conscientização dos pequenos.

Os benefícios que um projeto de horta na educação infantil podem trazer para as crianças não se limitam apenas a área acadêmica, já que esses pequenos tornam-se mais sociáveis. Além disso, segundo  estudos as crianças que tem contato com terra, água, vegetais, minhocas, sementes estabelecem mais relações com o meio na qual estão inseridas e desenvolvem a consciência do cuidado.

“Os benefícios de uma horta para as crianças são muitos. Mas, o principal é a paciência que pode ser desenvolvida durante as atividades neste ambiente. Para as hortaliças crescerem, é necessário tempo e cuidado, desde o plantio até o momento da colheita. Dessa forma os alunos conseguem entender também a importância de cuidar da natureza e levam isso para suas vidas”.

Os alunos do Grupo 3 plantaram sementes de cenoura e os alunos do grupo 4 plantaram alface.

Depois desta espera de plantarmos as sementes, cuidar quase todos os dias, o grupo 4 colheu e ofereceu uma deliciosa salada para todas as crianças da Escola da Turma. Satisfação garantida para o grupo.