fbpx
A importância do brincar na Educação Infantil
28 de novembro de 2018

A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas. 

É necessário que a construção se faça a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo. 
Brincar é vital, primordial e essencial, pois, esta é a maneira que o sujeito humano, na saúde, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação. 

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

Pensando no desenvolvimento do Grupo I, preparamos nossa matéria com base na seguinte brincadeira:

  • Brincadeira desenvolvida no gramado: MAMÃE PINTINHO
  • Dinâmica: A turma escolhe quem é a raposa e quem é a mamãe pintinho. Os demais participantes são pintinhos. O objetivo da brincadeira é fugir da raposa.

Os pintinhos ficam espalhados e longe da galinha.

A mamãe chama os filhotes assim:

“Meus pintinhos, venham cá! Não, não, não… tenham medo da raposa, pode vim que eu te protejo. Quem? “.

A mamãe pintinho chama um por um dos pintinhos, pelo nome. Nesse momento, todos correm em direção à mamãe pintinho. A raposa surge para levar para a toca quem ela conseguir pegar.

A brincadeira termina quando todos os pintinhos estiverem presos.

Apreciem nossas fotos…