Benefícios da Capoeira para as crianças
24 de maio de 2018

Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importantes nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.

As crianças em nossa escola, aprendem a Capoeira brincando, a melhor maneira de manter uma criança em movimento constante. Nas suas brincadeiras a criança mantém contato com pessoas e coisas, armazena na sua memória, estuda causas e efeitos, resolve problemas, constrói um vocabulário útil,  aprende a controlar suas reações emocionais centralizadas em si mesmas e adapta suas condutas aos hábitos culturais do seu grupo social. Brincar é, portanto, fundamental para um desenvolvimento pleno do ser humano.

Outra vantagem da Capoeira para a criança é que não gera nenhuma frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da auto superação e não da superação sobre os demais companheiros.

No que se refere aos aspectos físicos, esse esporte oferece às crianças: Resistência aeróbica e anaeróbica, velocidade, flexibilidade, resistência muscular, aumento dos reflexos, força e agilidade, equilíbrio, coordenação e ritmo e mais capacidade cardiorrespiratória.

No que se refere aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula algumas qualidades das crianças: A atenção e percepção, criatividade, o autocontrole e astúcia, a cooperação e o sentido de sociedade, a disciplina e o respeito e a segurança em si mesma.

A aula de capoeira é conduzida o tempo inteiro pelas brincadeiras e canções. Essas levam os alunos a praticarem todos os movimentos da capoeira e os elementos da musicalidade, se divertindo muito. O grupo I gosta muito e evoluem a cada dia nos movimentos.

Apreciem nossas fotos…