Brincadeiras e Movimento

Brincar é uma forma segura das crianças trabalharem seus medos, angústias, agressividade e de tentarem elaborar e resolver os conflitos internos. Os jogos, nos quais está implícito o perder e o ganhar, permitem que a criança aprenda a lidar com a frustração, o que é essencial para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade.

Outro aspeto importante do brincar é o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagem e ajudam a criança a pensar sobre a realidade de forma criativa.

O brincar desempenha um papel igualmente importante na socialização da criança, permitindo-lhe aprender a partilhar, cooperar, e relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua auto-imagem e auto-estima.

Iniciamos nosso projeto brincadeiras e movimento. Ele nos permite brincar e aprender de uma maneira prazerosa. Criar espaço de aprendizado, aprender a trabalhar coletivamente , criando estratégias, ampliando o vocabulário e comprimentos de regras, hoje é o que queremos para o grupo através deste projeto.

Montamos uma roda para, conversarmos sobre as brincadeiras. Temos como apoio, nosso livro de brincadeiras. Como brincar de esconde esconde?

Um amigo conta até 10 na parede. A gente se esconde atrás da arvore. Ai a gente fica escondido, o amigo procura a gente e grita: Achei. Saímos correndo dele e gritamos: Aaaaaaaaaiiiii . E a vez de outro amigo contar.