Cantiga de Roda no G3
11 de maio de 2018

Cirandas têm o grande poder de estimular a criatividade e imaginação. Relembre as principais e apresente essa atividade para seu filho

Mais do que uma simples atividade de entretenimento, a cantiga de roda tem um grande papel para o desenvolvimento cultural e intelectual do ser humano. Também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças.

Além de reproduzirem o folclore e as diferentes culturas, as cantigas têm o grande poder de estimular a criatividade e a imaginação, através de danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar. A criança que pratica a atividade tem a oportunidade de explorar cotidianos, festas típicas, comidas e outras características de diversas regiões do país.

Nosso grupo está trabalhando linguagem oral escrita através de algumas cantigas. E a cantiga que está caindo no gosto do grupo 3 foi a cantiga: Fui na loja do mestre André.

O grupo pode escutar os sons dos instrumentos trabalhados e conhecê-los, também trabalhamos o nome dos instrumentos pensando em palavras que rimassem. Sentamos juntos e reescrevemos a cantiga pensando em novos instrumentos.

Após o trabalho com essa música era comum vê-los identificando os sons dos instrumentos e outras músicas ou rimando  palavras .

Curtam as fotos desse momento.