Construções no tanque de areia
26 de março de 2018

O tanque de areia é um espaço que de forma prazerosa possibilita as crianças criar jogos simbólicos, inventar brincadeiras e exercitar a concentração. Além de permitir que entendam mais sobre o convívio coletivo.

Após a etapa de percepção e conhecimento, são rea­lizadas atividades que ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, como: cavar, peneirar, amontoar areia, construir estradas são brincadeiras que exercitam o movimento do pulso.

No tanque de areia as crianças podem encher baldes, potes e fôrmas, fazer comidinhas, planejar castelos e outras construções que favorecem no aprendizado. A partir dessas experiências que testam as possibilidades do material: consistência, temperatura, umidade e permanência do que é construído.

Durante as brincadeiras todos participam com entusiasmo, até mesmo as professoras entram no tanque e as crianças fazem a festa. Por meio desta atividade damos à turma a possibilidade de construção e desconstrução, pois assim que se forma o conceito de conhecimento na educação infantil. A criança consegue compreender que está em um ambiente coletivo e que precisa socializar para conseguir construir algo e quando consegue, compreende que o que foi realizado pode ser desfeito ou refeito várias vezes.

Vejam algumas falas que chamaram atenção:

  • “A gente precisa colocar mais água pra conseguir fazer um castelo.”
  • “Não pode jogar areia no amigo porque machuca.”
  • “Vamos fazer comidinha de areia.”
  • “Eu fiz uma pizza de areia, mas não pode comer de verdade.”
  • “Eu gosto de enterrar meus pés na areia, parece areia da praia.”

Apreciem algumas fotos…