Conto Literário
30 de agosto de 2018

No eixo de linguagem oral e escrita o grupo trabalhou um conto literário : O céu está caindo. Após algumas atividades pontuais, propomos uma interpretação de texto coletiva onde o grupo criou um texto para explicar porque a galinha achou que o céu estava caindo.

Além da interpretação de texto, o grupo redigiu criativamente mais um texto, usando a professora como escriba, após, digitaram no computador e ainda revisaram o texto em grupo novamente.

Deste jeito podemos notar as crianças se apropriando dos procedimentos de escrita e sentindo prazer em comunicar, que é a nossa principal intenção. Curta abaixo o texto, lembrando que a linguagem do aluno foi respeitada.

TEXTO COLETIVO

“A GALINHA NÃO PENSOU MUITO. ELA ERA UMA CABEÇA SEM CÉREBRO. CABEÇA DE VENTO. ELA TINHA QUE OLHAR PARA QUE TRAZ E PARA CIMA. ELA IRIA VER QUE ERA UMA JABUTICABA. SE ELA OLHASSE PARA CIMA IA VER QUE O CÉU NÃO CAI NUNCA. ELA NEM PENSOU DIREITO. ELA PODIA TER OLHADO PARA CIMA MAIS VEZES. A GALINHA PODIA TER OLHADO PARA CIMA E NÃO TER FICADO ASSUSTADA. SE ELA NÃO OLHAR PARA CIMA, ELA NÃO PERCEBE QUE O CÉU FICA QUIETINHO E NÃO CAI. A RAPOSA QUE FOI ESPERTA, PORQUÊ
NO FINAL ELA QUE COMEU TODO MUNDO.”