Dia do Brinquedo

O dia do brinquedo é muito esperado pelas crianças, pois se sentem felizes ao levar para escola um objeto de casa com valor significativo, que com muito carinho compartilham com os amigos.

O Grupo II está vivenciando alguns momentos de partilhas e trocas, estamos trabalhando a importância do compartilhar e cuidar de seus pertences através de brincadeiras. Ao trocar de brinquedo as crianças passam a se responsabilizar pelo pertence do outro, trabalhamos assim além da socialização, questões como preocupação e zelo pelo objeto do outro.

Ao chegar na escola cada criança brinca com seu próprio brinquedo, depois de um tempo começam a trocar e as trocas acontecem naturalmente, as falas nos chamam muita atenção:

  • “Quando terminar de brincar você me empresta?”
  • “Olha o que eu trouxe pra gente brincar junto!”
  • “Esse brinquedo é novo, deixa eu te ensinar como faz.”
  • “Cuida do meu brinquedo, que eu cuido do seu.”

Nas vezes que a criança trás o brinquedo preferido, as trocas ficam mais difíceis, pois dividir é algo novo para o grupo, e dividir algo com valor emocional muito significativo é mais difícil ainda.Eles estão começando a entender a ideia de posse de um objeto e a importância que se deve se ter com os brinquedos independente de quem seja.

Apreciem as fotos…