Função Social da Escrita e Leitura
11 de julho de 2018

Como já contamos em algumas cartas, trabalhamos com o grupo 3 o escritor/compositor Vinícius de Moraes. Com frequência ensaiamos para o nosso recital de poemas.

Podemos estranhar ver crianças tão pequenas conhecendo poemas e recitando, mas ao torná-los participantes principais das leituras e escolhas dos poemas, tudo isso se torna muito prazeroso. Como parte desse projeto trazemos a possibilidade de convidar para a sala outras pessoas que não convivem diretamente com o grupo para que recitem algum poema e assim adquiram outras referências de recitação.
Aproveitamos esse momento para inserir a prática de função social da escrita, porque além de convidar simplesmente uma pessoa querida, incentivamos o grupo a escrever um convite para a pessoa eleita através de votação com o grupo.
Muitas preocupações existem na hora de escrever esse convite, mas nosso principal objeto é que os pequenos percebam a necessidade social que esse procedimento tem.
Na educação infantil a aprendizagem acontece assim, aproveitamos as necessidades cotidianas para que essa construção de mundo aconteça.
ACOMPANHE AS FOTOS DE NOSSOS CONVIDADOS!