A importância do jogo simbólico na educação infantil
16 de março de 2018

A infância tem uma característica muito forte que é marcada pelo brincar. E é brincando, especialmente pelo jogo simbólico, que a criança pode reviver situações quotidianas possibilitando a compreensão e a reorganização das suas estruturas mentais. Assim, o jogo simbólico é a representação corporal do imaginário predominando a fantasia, prendendo a criança à realidade. A criança com sua imaginação pode modificar a sua vontade usando o “faz de conta”, mas quando expressa corporalmente as atividades, precisa respeitar a realidade concreta e as relações com o mundo.

No que diz respeito à educação infantil, as brincadeiras de jogo simbólico exercem a função de máxima importância, permitindo promover à criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita a sua imaginação, a capacidade de criar e de fantasiar situações lúdicas.

É através do jogo simbólico que a criança cria um mundo imaginário, podendo assim, representar através de brincadeiras suas insatisfações e sentimentos que a incomodam em sua vida real. Desta maneira, o brincar perpassa tanto o conhecimento de mundo quanto a formação pessoal e social.

Nossos jogos simbólicos tem tido momentos de muitas descobertas e vivências, o grupo I tem se divertido e aprendido muito através das atividades com temáticas específicas tais como “casinha”.

Apreciem as fotos desses momentos juntos.