O Que as Crianças Aprendem com as Coleções?
12 de maio de 2018

Estudos de comportamento comprovam: crianças que têm ou mantém uma coleção como passatempo, são mais organizadas, disciplinadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, dotadas de maior autoestima. Valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais desafios, e são de longe, mais autoconfiantes que as demais que não cultivam esse hábito.

O hábito de colecionar alguma coisa dá a criança a oportunidade única de criar algo totalmente alinhado ao seu perfil e preferências, que ainda poderá ser compartilhado com os outros. Também facilita o convívio social com as outras crianças que tenham as mesmas afinidades. Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.

Assim, pouco importa quais serão os objetos que a criança vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma opção para preencher aqueles períodos de ociosidade com alguma coisa capaz de potencializar sua cognição. Nasce assim uma criança que tem objetivos simples, mas bem definidos. Essa prática de definir objetivos, acredite, vai significar muito no seu futuro.

Outra coisa que deve ser mencionada. Como não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu círculo relacionamentos para troca de objetos.

Inicialmente uma Coleção deve começar como um hábito sem fins lucrativos. A ideia é que a criança o desenvolva como disciplina, como um motivo para se tornar mais organizada e responsável, aceitar com mais naturalidade os desafios e criar em si o sentimento de que é a principal responsável pelo traçado dos seus objetivos na vida.

Com a coleção podemos também trabalhar e desenvolver habilidades matemáticas fundamentais na escola desde a Educação Infantil, por meio de diferentes situações-problema. Assim, as crianças constroem noções de números, quantidades e grandezas de forma lúdica.

E a coleção do grupo 4, é lápis grafite.