Oficina de Pintura com Bolinha de Gude
23 de agosto de 2018

Todo mundo sabe o que é bolinha de gude, não é? Mesmo quem nunca brincou com uma, sabe o que é e para que serve! Para quem não sabe, elas são normalmente feitas de vidro e sua origem é tão antiga quanto as grandes civilizações. Algumas descobertas chegam a 3000 anos antes de Cristo. Ou seja, é uma brincadeira que existe há pelo menos uns cinco mil anos. Muito divertida e que as crianças e adultos adoram. Foram criadas para serem usadas em brincadeiras ao ar livre em suas diversas modalidades.

Na última semana fizemos uma atividade um pouco diferente, na qual usamos as bolinhas de gude. Elas foram usadas para colorir. Isso mesmo! Colorir. Pois bem, para chegarmos a tais resultados utilizamos tinta guache, caixas, cartolinas cortadas no tamanho das caixas,  as bolinhas de gude e criatividade à vontade.

Antes de tudo escolhemos as tintas nas cores que usaríamos na atividade; despejamos um pouco no recipiente; colocamos a bolinha dentro até que ela fique bem molhada de tinta; colocamos a folha dentro da caixa; por último colocamos as bolinhas dentro da caixa, e mexemos para alcançar as formas que desejamos.

Os resultados são os mais inusitados, mas todos muito interessantes. O que vale é dar asas à imaginação. Experimentamos muitas cores e misturas. As possibilidades são infinitas e nossos alunos do GI adoraram a experiência de brincar e colorir com as bolinhas de gude…

Apreciem as fotos.