Ouvir histórias e lendas no processo de alfabetização
30 de agosto de 2018

Ouvir histórias, lendas, brincar de advinhas e trava-línguas são essenciais para as crianças em processo de alfabetização. Essas narrativas orais, ampliam o repertório dos alunos e são instrumentos fundamentais na alfabetização. A fantasia é essencial para incentivar as crianças a ler mais e melhor.

A criança tem muita propensão a se envolver com mitos, aventuras e esse envoltório, é o que daria fôlego e vontade para ler textos longos. A fantasia da criança esta em jogo no processo da leitura. O desejo de ler depende disso.

Os pais têm uma presença importantíssima. O interesse que a família tem por livros, a convivência que a família tem com materiais e mídias de qualidade, tudo isso tem uma influência muito grande. Mas, e se pai não for letrado?… A gente sabe que a família não letrada pode ter uma contribuição fundamental. Contar histórias, brincar de advinhas, com trava-línguas, isso qualquer pessoa, qualquer família pode fazer. O grande problema hoje é que as crianças são entregues a passatempos em que elas ficam muito passivas, como a televisão e o videogame.