Tanque de areia, um aliado na educação infantil
14 de setembro de 2018

Castelos, construções em areia e caça ao tesouro são algumas das aventuras vivenciadas pelos alunos da Educação Infantil em nossa escola. Realizadas no tanque de areia, as atividades estimulam a imaginação e promovem uma infinidade de benefícios, entre eles o desenvolvimento individual.

O tanque de areia é um espaço de relaxamento, que contribui também no processo de adaptação das crianças de 2 e 3 anos. Para os alunos mais velhos é ainda um espaço onde podem, de forma prazerosa, criar jogos simbólicos, inventar brincadeiras e exercitar a concentração.

Listamos abaixo alguns benefícios dessa brincadeira (mas, sim, acreditamos que existam muitos outros!). Confira!

  1. Desenvolve a criatividade e a imaginação, uma vez que é um “brinquedo neutro” e pode ganhar a forma que a criança quiser: bolo, castelo, cidades, muros, pozinho mágico, etc.
  2. Estimula o desenvolvimento sensorial pelo contato com diferentes texturas, temperaturas, cores, formas, etc.
  3. Propicia a interação com outras crianças, outros adultos e até animais (insetos, pássaros…) − o que, por sua vez, desenvolve a curiosidade, a solidariedade e a oralidade.
  4. Estimula a coordenação motora fina, pelo toque e tentativas de agarrar os grãozinho de areia.
  5. Estimula, também, a coordenação motora ampla, pela movimentação livre, como correr, saltar, pular e rolar.
  6. Possibilita o trabalho com o planejamento e a criação de estratégias (elas decidem o que e como criar).
  7. Favorece a aprendizagem de conceitos, como “leve” e “pesado”; “cheio” e “vazio”; “pequeno” e “grande”; “quente” e “frio”; entre outros, principalmente quando são oferecidos potes, baldezinhos e pazinhas.
  8. Estimula a concentração, afinal, os pequenos ficam compenetrados nas criações.
  9. Ensina sobre corpo e identidade, inclusive sobre preferências e incômodos – percepção de que areia no calçado, pode incomodar; identificação que não aprecia a textura da areia molhada; sensação de que tem areia na perna, cabelo (…).
  10. Propicia muito alegria e diversão!

Na escola da Turma, esperamos que toda essa brincadeira crie marcas, não só na areia, mas na memória de nossos alunos! Apreciem nossas fotos…