Pais e Filhos
Texturas e Sensações no Mini Grupo
12 de maio de 2017

Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. O projeto, “Texturas e Sensações”, parte do princípio de que, através da exploração de diferentes materiais, os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.

  Os estudos mostram que os adultos e crianças aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos sentidos ao mesmo tempo. Mesmo sem perceber, as lembranças mais fortes que temos da vida estão sempre associadas, além da visão, a algum aroma, sabor, som ou textura. Isso acontece porque quanto maior o contato dos sentidos com a situação, mais fácil nosso cérebro processa as informações relacionadas a ela e registra a experiência.

A turma do mini grupo tem vivenciado muitas experiências com texturas, já experimentamos o gelado da gelatina, sentimos o cheiro da terra e até pisamos em alguns grãos.  Quando sentamos em roda para apresentar a atividade que será feita, surge muita curiosidade e ansiedade. Em alguns momentos houveram resistência para realizar -lá ,  Nicolas não queria colocar a mão na gelatina mas com o incentivo e vendo os outros amigos participando,  criou coragem e não só colocou a mão mas também levou à boca, para experimentar. Nas atividades de sensação com os pés,  Maria Antônia não ficou satisfeita em só em pisar nas texturas, ela se sentou e colocou as mãos também.

Enfim todos adoraram…