Texturas e Sensações
13 de dezembro de 2017

O objetivo da atividade é proporcionar aos pequenos um contato com diversas formas de exploração de materiais, por meio da observação, da troca com os colegas e das orientações das educadoras. Com isso, elas exercitarão o tato e o olfato, além de aprender a compartilhar e conviver em grupo, respeitando regras e limites.

Por isso, os estímulos sensoriais apresentados à criança desde cedo são como as ferramentas mentais que ela terá para usar no futuro.

Como da faixa que vai de 1 ano aos 5 anos a criança é uma esponjinha, absorvendo vários estímulos ao mesmo tempo de forma gostosa, através de brincadeira, é justamente nessa hora que entram as brincadeiras sensoriais.

Pensando nisso, nossa turma do Mini Grupo, tem feito muitas experiências com texturas e melecas, fizemos uma atividade com sagu . Deixamos o sagu em uma bacia e a turminha manuseou livremente com as mãos e pintaram também o azulejo.

Quando informei que era “dia de meleca” os pequenos ficaram eufóricos, sabiam que viria muita diversão e bagunça, ele amaram.

Foi uma meleca deliciosa!!! Os pequenos adoraram a sensação de manusear o sagu e puderam experimentar também é claro, eles diziam “É gostoso” “É gelado” “Olha têm bolinhas”.

 

Curtam as fotos.